sábado, 2 de fevereiro de 2013



A música na educação em outros países

Não só o Brasil, mas outros países como os Estados Unidos e o Japão, usam a música para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Nos seriados e nos filmes americanos vemos a forte presença das aulas de música nas escolas. E, para incentivar os alunos são propostas competições entre escolas; e alunos com melhores notas, tanto na música quanto em outras disciplinas, são agraciados com bolsas de estudos nas grandes faculdades do país.

“A música é uma parte importante da educação nos Estados Unidos, e é uma parte da maioria dos sistemas escolares do país. A educação musical é geralmente obrigatória nos primeiros anos da escola pública facultativa nos últimos anos.”Wikipedia

Veja uma cena do seriado americano Hannah Montana, em que para auxiliar o estudo para uma prova de ciências, a personagem cria uma música e uma coreografia com o conteúdo da prova. Isso mostra que muitas vezes uma dificuldade pode ser superada com um método pedagógico que seja prazeroso para quem estuda.





No Japão, vemos a musica presente na alfabetização e na educação das crianças. Assim como no Brasil e nos Estados Unidos, há uma música com as figuras e sua pronúncia, o famoso alfabeto. A música no Japão serve também para ensinar para as crianças os valores, a importância da higienização, etc.
Veja, um exemplo de música usada na alfabetização:



Veja um exemplo de música usada no ensino da Higiene Bucal, por exemplo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário