Objetivos
do ensino da musica
A diretora dos cursos de graduação e pós-graduação latu-sensu em Música
e Educação Musical da Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG), també diretora
regional da Associação Brasileira de Ensino Musical (ABEM) explicou que "A
música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores
culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a
expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o
desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos.
Com isso, conclui-se que a obrigatoriedade do ensino da música na
educação básica brasileira tem por objetivo desenvolver as habilidades físico-sinestésica,
espacial, lógico-matemática, verbal e musical. "Ao entrar em contato com a
música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas - os
sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa
emoções que não consegue expressar com palavras", completa Sonia Regina.
"A música fez bem para a auto-estima do estudante, já que alimenta a
criação".
Formação da educação musical
As instituições de ensino possuem autonomia para definir o tipo de
Educação Musical que irão implantar. "Assim como seu conteúdo, de acordo
com seu projeto político-pedagógico", diz Clélia Craveiro conselheira da
Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). "Deve
ser garantido que o ensino da música seja inserido nas escolas públicas, mas
que a diversidade musical e cultural do Brasil seja respeitada. O conteúdo não
pode ser igual para todas as escolas, isso gera a autonomia das escolas na
construção de seus projetos pedagógicos", afirma a presidente nacional da
ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), Magali Kleber.
A inserção
da musica o dia-a-dia
Há várias formas de se trabalhar a música na escola, de forma lúdica e
coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos,
como sugere Sonia Albano, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino
Musical (ABEM). "Dessa forma, a música é capaz de combater a agressividade
infantil e os problemas de rejeição". Nas escolas da rede municipal da
Franca, onde o Projeto de Educação Musical já existe desde 1994, as crianças tanto
ouvem música, como a produzem, fazendo pequenos arranjos e tocando instrumentos
como a flauta doce e outros de percussão. Elas também vivenciam a música,
através de trabalhos corporais que qualificam a atenção e a coordenação motora.
"Não queremos formar músicos, mas desenvolver o espírito crítico, conhecer
as raízes da música brasileira, despertar o gosto musical, preservar nosso
patrimônio e aumentar o repertório musical nacional e internacional", diz
Lisiane Bassi.
Para que o ensino proposto na Lei tenha bons resultados, o indicado é
que as escolas intensifiquem trabalhos já produzidos em sala de aula e que
levem em conta o contexto cultural dos alunos.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml
(acesso em fevereiro de 2013)
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